É Terça-Feira-Feira-da-Ladra

Na adolescência, uma das paragens recorrentes dos meus sábados e de muitas terças-feiras era a Feira da Ladra. Comprava roupa antiga, discos, botas da tropa, malas, cintos militares, enfim… tudo o que se usava no auge dos anos 90.

Muitas vezes também juntava bugigangas com outros amigos e lá íamos nós às 6 da manhã apanhar o elétrico 28 em direção à Graça; procurávamos um lugarzinho livre, estendíamos uma manta e vendíamos as nossas coisas para conseguir uns trocos extra.
Assim nasceu a minha história de amor com os mercados em segunda-mão.

Quando comecei a viajar de mochila pela Europa, descobri que a minha querida Feira da Ladra, era uma tímida representante da grande Família dos Mercados. Todas as grandes cidades europeias têm exuberantes mercados e para amantes do vintage (como eu), é possível encontrar verdadeiras maravilhas a preços de ‘pechincha’.

Às vezes não é só o tamanho que conta, mas a organização, a variedade e o ambiente do mercado. Tenho vários preferidos em várias cidades, mas porque Londres é o meu amor platónico, tenho os mercados desta cidade como referência. Têm a combinação perfeita entre compras, passeio, gastronomia, multiculturalidade e arquitetura.

Um dia vou dedicar um post exclusivamente aos vários mercados que já visitei; não foram poucos e todos com algum encanto ou uma história engraçada para contar.

Em Barcelona temos o Mercado dos Encants, que está bastante perto do centro da cidade e vale muito a pena visitar. Abre ao público todas as 2ª, 4ª, 6ª-feiras e sábados; das 9am às 20h.

Los Encantes de Barcelona – Fira Bellcaire existe há mais de 7 séculos e já esteve localizado em várias zonas da cidade e com diferentes formatos. É um dos mercados mais antigos que ainda estão ativos na Europa, remonta ao século XIII e na verdade reflete bastante bem o dinamismo comercial desta cidade.

Tem cerca de 500 comerciantes e profissionais, que comercializam uma multitude de curiosos produtos, novos e velhos, muitos difíceis de encontrar, bastantes colecionáveis e alguns peculiares.

Uma das principais atrações é o leilão público, que acontece nos 3 dias úteis em que está aberto o mercado, das 7 às 9 da manhã. É o único mercado da Europa onde esta modalidade de venda ainda existe, e é a esta hora que se pode aproveitar para encontrar grandes oportunidades, sempre com a possibilidade de regatear o preço. Os lotes dos leilões são normalmente de casas que foram recentemente esvaziadas, ou lojas que tiveram de fechar.

Aqui pode-se encontrar um bocadinho de quase tudo: objetos novos e usados, artesanais, alta tecnologia, mobiliário, antiguidades, roupa, livros, discos, maquinaria, eletrodomésticos em segunda mão; e também se encontra tudo isto mas completamente novo. E ainda uma grande oferta de produtos de decoração, para a casa, drogaria, ferramentas e um sem fim de muitas outras coisas.

O espaço dos Encants foi remodelado há uns anos e é agora também uma atração arquitetónica, em plena Praça das Glorias, onde se pode passear, visitar, comprar e também comer; já que tem vários restaurantes-bar para matar a fome e a sede enquanto se visita o mercado.

Organizam-se com alguma regularidade eventos de food-trucks, dias temáticos, espetáculos de dança ou feiras vintage; o que dinamiza o conceito de mercado e permite a interação com o resto da cidade.

Se estão em Barcelona, eu recomendo a visita; não só para comprar algo, mas porque aqui também se vive de uma forma muito original a energia vibrante desta cidade. Eu fui outro dia com a minha irmã e aproveitei para me abastecer de tecidos para as minhas costuras, em breve mostro os novos modelitos com os tecidos dos Encants.

6 opiniões sobre “É Terça-Feira-Feira-da-Ladra

  1. Já ganhaste !tu passas via palavras na barriga em lugares emblemáticos que uns até não conhecem mas ficam conhecendo contigo Daniela.
    Obrigado.A distância estreita as relações e fortificas-as.
    Tenho uma lágrima no canto do olho!
    Saudades.

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s