La Mercè! (22/09 – 25/09 2016) 

Chama-se a esta festa ‘Fiesta Mayor’, a grande festa da cidade, a festa da padroeira; onde todos nos juntamos e celebramos a cidade única e incomparável onde vivemos. 
Depois de dar uma vista de olhos ao programa, percebi que este ano a Mercè volta a surpreender e mais uma vez oferece múltiplas atividades para um público cada vez mais eclético. 

Devo dizer que gosto especialmente do cartaz de apresentação da festa, que homenageia as mulheres de Barcelona, e mostra uma rapariga roliça, morena, de caracóis desalinhados e sorriso fácil. Na verdade poderia ser uma qualquer mulher; morena, loira, alta ou baixa; porque aqui somos todas diferentes, mas todas vivemos com alegria, de forma simples e relaxada; completamente enquadradas no ambiente da cidade. 

No geral independentes, as mulheres de Barcelona aprendem a desenrascar-se sozinhas, e sendo catalãs ou vindas de qualquer outra parte do mundo; encontram nesta cidade a aceitação, a igualdade e a possibilidade de crescer. Aqui sentimo-nos comodas na nossa pele porque vivemos numa cidade com poucos preconceitos, e isso inevitavelmente ajuda a eliminar muitos dos complexos que nos incute a sociedade. 

Esta festa é das mulheres, dos homens, das crianças, dos vizinhos, dos que cá vivem, e também dos que estão de passagem ou vêm de visita. É a festa das festas!! 

Durante todo o verão os bairros da cidade celebram as suas próprias festas e isso faz com que quase todas as semanas, durante os meses de Junho, Julho, Agosto e Setembro, haja algo especial para fazer em Barcelona. Quando no final de Setembro chega a Mercè, sabemos que termina o Verão, e o ritmo da cidade tranquilizar-se-á em breve. 

A ‘Fiesta Mayor’ celebra-se desde 1902 (tendo altos e baixos, como por exemplo na época da guerra civil), mas é, como o nome indica, a maior festa da cidade; com diversos palcos repartidos por vários bairros, muitos concertos, museus abertos, espetáculos vários, exposições, desfiles e centenas de atividades. Neste fim-de-semana dá-se especial relevância à cultura popular e tradicional da Catalunha; mas a festa também recebe sempre artistas de todo o mundo, que com as suas atuações, reforçam e incentivam a multiculturalidade da cidade. 

Os transportes públicos funcionam 24h e a cidade cria condições para que se possa desfrutar gratuitamente de uma festa nas ruas, sem que se crie um ambiente caótico e descontrolado. Mesmo com a tão típica ameaça de chuva que sempre acontece durante a Mercè, ninguém fica em casa. 

Nos próximos dias tentamos aproveitar intensamente cada momento, como se realmente não houvesse amanhã. A Mercè é a festa de todos os barceloneses, de todos os cidadãos que amam esta cidade e a consideram sua. 

No seguinte link pode-se aceder a todo o programa, ou pode-se também descarregar a App da Mèrce 2016 para o telemóvel, e estar em cima de cada acontecimento. 

LA MERCÈ
No próximo post partilharei fotos deste fim-de-semana único. 

Feliz Mercè 2016!!

One thought on “La Mercè! (22/09 – 25/09 2016) 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s