Chama-se a esta festa ‘Fiesta Mayor’, a grande festa da cidade, a festa da padroeira; onde todos nos juntamos e celebramos a cidade única e incomparável onde vivemos.
Depois de dar uma vista de olhos ao programa, percebi que este ano a Mercè volta a surpreender e mais uma vez oferece múltiplas atividades para um público cada vez mais eclético.
Devo dizer que gosto especialmente do cartaz de apresentação da festa, que homenageia as mulheres de Barcelona, e mostra uma rapariga roliça, morena, de caracóis desalinhados e sorriso fácil. Na verdade poderia ser uma qualquer mulher; morena, loira, alta ou baixa; porque aqui somos todas diferentes, mas todas vivemos com alegria, de forma simples e relaxada; completamente enquadradas no ambiente da cidade.
No geral independentes, as mulheres de Barcelona aprendem a desenrascar-se sozinhas, e sendo catalãs ou vindas de qualquer outra parte do mundo; encontram nesta cidade a aceitação, a igualdade e a possibilidade de crescer. Aqui sentimo-nos comodas na nossa pele porque vivemos numa cidade com poucos preconceitos, e isso inevitavelmente ajuda a eliminar muitos dos complexos que nos incute a sociedade.
Esta festa é das mulheres, dos homens, das crianças, dos vizinhos, dos que cá vivem, e também dos que estão de passagem ou vêm de visita. É a festa das festas!!
Durante todo o verão os bairros da cidade celebram as suas próprias festas e isso faz com que quase todas as semanas, durante os meses de Junho, Julho, Agosto e Setembro, haja algo especial para fazer em Barcelona. Quando no final de Setembro chega a Mercè, sabemos que termina o Verão, e o ritmo da cidade tranquilizar-se-á em breve.
A ‘Fiesta Mayor’ celebra-se desde 1902 (tendo altos e baixos, como por exemplo na época da guerra civil), mas é, como o nome indica, a maior festa da cidade; com diversos palcos repartidos por vários bairros, muitos concertos, museus abertos, espetáculos vários, exposições, desfiles e centenas de atividades. Neste fim-de-semana dá-se especial relevância à cultura popular e tradicional da Catalunha; mas a festa também recebe sempre artistas de todo o mundo, que com as suas atuações, reforçam e incentivam a multiculturalidade da cidade.
Os transportes públicos funcionam 24h e a cidade cria condições para que se possa desfrutar gratuitamente de uma festa nas ruas, sem que se crie um ambiente caótico e descontrolado. Mesmo com a tão típica ameaça de chuva que sempre acontece durante a Mercè, ninguém fica em casa.
Nos próximos dias tentamos aproveitar intensamente cada momento, como se realmente não houvesse amanhã. A Mercè é a festa de todos os barceloneses, de todos os cidadãos que amam esta cidade e a consideram sua.
No seguinte link pode-se aceder a todo o programa, ou pode-se também descarregar a App da Mèrce 2016 para o telemóvel, e estar em cima de cada acontecimento.
LA MERCÈ
No próximo post partilharei fotos deste fim-de-semana único.
Feliz Mercè 2016!!
Que magnífico. Que magia é viver numa cidade com essas pessoas e características. Bj e viva a mercê!!
GostarLiked by 1 person