Desde que me lembro de ser gente, que os meus pais comem flocos de aveia ao pequeno almoço. Confesso que nunca gostei, comia obrigada e torcia sempre o nariz.
A minha mãe sempre fez a versão clássica das papas de aveia, saudáveis, mas sem graça nenhuma. (Desculpa mamã, mas é verdade!!ahahaha) 😝
Há uns meses fiz uns hambúrgueres de feijão com flocos de aveia e desde esse dia, fiquei com um pacote de flocos em casa, à espera que lhe desse algum destino.
Já sei que são muito saudáveis, que ajudam a controlar colesterol e a manter os níveis de açúcar no sangue, fortalecem as defesas e afastam os tumores. Mas sinceramente sempre achei que tinham um gosto meio amargo, e mesmo com açúcar, não me alegravam o paladar.
Mas por algum motivo os meus pais nos obrigavam a comer estas papas quando éramos pequenas, não é?!
A aveia tem uma fibra especial que se chama Betaglucana, que quando fermenta no intestino grosso cria moléculas que combatem microorganismos nocivos.Também permite que a glicose seja absorvida lenta e gradualmente, o que regulariza a libertação de insulina e como prolonga o efeito de saciedade, atrasa aquela sensação de fome.
Tem vitaminas (B1 e B3) que ajudam a manter a energia do corpo e a saúde mental e minerais antioxidantes, como o zinco, capaz de eliminar os radicais livres que danificam as células.
Fortalece unhas e cabelo e estimula a produção de colageneo, que depois dos 30 nos faz muita falta para evitar as rugas. A aveia é extremamente proteica, tem também ferro, magnésio, fósforo e cobre.
Com todas estas qualidades, comecei a pensar que realmente não lhe posso continuar a torcer o nariz e dever-lhe-ia dar uma segunda oportunidade.
Recentemente em conversa com as minhas amigas, que tal como os meus pais, também são fãs de papas de aveia; deram-me umas receitas muito mais elaboradas e apelativas; e resolvi começar a cozinhar flocos de aveia para o pequeno almoço.
Deixo aqui uma das receitas que fiz e devo dizer que afinal já não me parecem assim tão desagradáveis. Dei-lhes o benefício da dúvida e começaram a fazer parte da alimentação cá de casa.
Ingredientes para 2 taças pequenas:
· 50 g de flocos de aveia
· 150 ml de leite – de vaca, de soja, de arroz, de amêndoa, ou bebida de aveia que foi o que eu usei.
· Casca de limão
· 1 Banana às rodelas
. 8 Frambuesas, ou amoras, ou mirtilhos ou qualquer outro fruto que tenham em casa
· Canela q.b.
· Mel q.b.
Modo de preparação
Levar o leite ao lume com a casca de limão e quando estiver morno acrescentar os flocos de aveia.Deixar cozer entre 3 a 5 minutos, nunca parando de mexer. Retirar do lume quando a consistência estiver do vosso agrado, deixar arrefecer um bocadinho, polvilhar com canela e pôr um fio de mel. Servir com as rodelas de banana e as frambuesas.
Muito bom! A versão arroz doce mas sem açúcar tb é óptima com leite de amêndoa!
GostarLiked by 1 person