Papas de Aveia

Desde que me lembro de ser gente, que os meus pais comem flocos de aveia ao pequeno almoço. Confesso que nunca gostei, comia obrigada e torcia sempre o nariz.
A minha mãe sempre fez a versão clássica das papas de aveia, saudáveis, mas sem graça nenhuma. (Desculpa mamã, mas é verdade!!ahahaha) 😝

Há uns meses fiz uns hambúrgueres de feijão com flocos de aveia e desde esse dia, fiquei com um pacote de flocos em casa, à espera que lhe desse algum destino.

Já sei que são muito saudáveis, que ajudam a controlar colesterol e a manter os níveis de açúcar no sangue, fortalecem as defesas e afastam os tumores. Mas sinceramente sempre achei que tinham um gosto meio amargo, e mesmo com açúcar, não me alegravam o paladar.

Mas por algum motivo os meus pais nos obrigavam a comer estas papas quando éramos pequenas, não é?!

A aveia tem uma fibra especial que se chama Betaglucana, que quando fermenta no intestino grosso cria moléculas que combatem microorganismos nocivos.Também permite que a glicose seja absorvida lenta e gradualmente, o que regulariza a libertação de insulina e como prolonga o efeito de saciedade, atrasa aquela sensação de fome.

Tem vitaminas (B1 e B3) que ajudam a manter a energia do corpo e a saúde mental e minerais antioxidantes, como o zinco, capaz de eliminar os radicais livres que danificam as células.

Fortalece unhas e cabelo e estimula a produção de colageneo, que depois dos 30 nos faz muita falta para evitar as rugas. A aveia é extremamente proteica, tem também ferro, magnésio, fósforo e cobre.

Com todas estas qualidades, comecei a pensar que realmente não lhe posso continuar a torcer o nariz e dever-lhe-ia dar uma segunda oportunidade.

Recentemente em conversa com as minhas amigas, que tal como os meus pais, também são fãs de papas de aveia; deram-me umas receitas muito mais elaboradas e apelativas; e resolvi começar a cozinhar flocos de aveia para o pequeno almoço.

Deixo aqui uma das receitas que fiz e devo dizer que afinal já não me parecem assim tão desagradáveis. Dei-lhes o benefício da dúvida e começaram a fazer parte da alimentação cá de casa.

Ingredientes para 2 taças pequenas:

· 50 g de flocos de aveia

· 150 ml de leite – de vaca, de soja, de arroz, de amêndoa, ou bebida de aveia que foi o que eu usei.

· Casca de limão

· 1 Banana às rodelas

. 8 Frambuesas, ou amoras, ou mirtilhos ou qualquer outro fruto que tenham em casa

· Canela q.b.

· Mel q.b.

Modo de preparação

Levar o leite ao lume com a casca de limão e quando estiver morno acrescentar os flocos de aveia.Deixar cozer entre 3 a 5 minutos, nunca parando de mexer. Retirar do lume quando a consistência estiver do vosso agrado, deixar arrefecer um bocadinho, polvilhar com canela e pôr um fio de mel. Servir com as rodelas de banana e as frambuesas.

One thought on “Papas de Aveia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s