Hambúrgueres de Feijão Preto 

Há muito tempo que não partilho no blog uma receita, e por isso, no domingo passado, quando organizei as refeições para toda a semana, resolvi fotografar o processo para fazer os meus hambúrgueres de feijão preto, e assim poder mostrar o quão fácil é esta receita. 

O feijão preto é um dos meus alimentos preferidos, para quem come pouca carne, como eu, é uma sorte ter uma alternativa tão nutritiva, com a qual se pode fazer uma imensidão de pratos. É rico em fibras, ácido fólico, ferro, cálcio, fósforo, potássio, proteínas e antioxidantes, juntamente com muitas outras vitaminas e minerais.   

Estes hambúrgueres são mais saudáveis do que estes de lentilhas, porque são cozinhados no forno e não na frigideira; e também por isso ficam um bocadinho mais secos; mas igualmente deliciosos. 

Pode-se perfeitamente comer no prato, ou também é uma ótima opção para levar para a praia, no pão, com uma fatia de queijo, umas folhas de alface e uma rodela de tomate. 

Eu normalmente congelo e vou usando de acordo com a necessidade, são perfeitos! 

Ingredientes: 

500gm de feijão preto 

3 dentes de alho 

1 pimento 

3 colheres de sopa de farinha de mandioca 

Gengibre ralado 

Sal, pimenta, cominhos, noz moscada, etc 

Pôr o feijão de molho na noite anterior (pelo menos 12 horas), depois escorrer, lavar bem e cozinhar numa panela de pressão durante 15 minutos. (se como eu não tiverem panela de pressão, podem cozinhar durante 1,5h numa panela normal, cheia de água). 
Enquanto o feijão coze, corta-se o pimento em pedacinhos pequeninos e salteia-se com um fio de azeite e um fio de água numa frigideira, até ficar suave. 

Corta-se o alho, o gengibre e separa-se a farinha: 

(Eu uso farinha de mandioca porque é o que tenho neste momento em casa, mas também se pode fazer com farinha de milho ou em último caso com pão ralado.) 

Quando o feijão já está cozido, escorre-se a água e passa-se pela varinha mágica, não triturando completamente todos os grãos, para que alguns fiquem inteiros ou meio partidos e assim os hambúrgueres ganhem mais consistência. 

Adiciona-se o alho, o gengibre, o pimento, o sal e as especiarias; e envolve-se com uma colher de pau. 

No final juntam-se as três colheres de farinha de mandioca, moldam-se os hambúrgueres e vai ao forno, durante 25 minutos. 

E já está, prontos para comer!! 

Anúncios

One thought on “Hambúrgueres de Feijão Preto 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s