“El amor es tan importante como la comida. Pero no alimenta” GGM Adoro esta frase! O amor conforta-nos, enche-nos alma e coração, dá-nos novas perspectivas; mas não alimenta. Nem só de amor vive o Homem… já dizia o povo, sábio como sempre.
Cozinhar é também um acto de amor, assim aprendi eu em casa dos meus pais, com a mesa sempre cheia de sorrisos e pessoas dispostas a apreciar um bom prato.
Adoramos receber amigos em casa, conversar sentados à mesa enquanto degustamos um bom repasto, de preferência com um excelente vinho a acompanhar.
Sempre ouvi dizer que isto é o que se leva desta vida; o prazer de comer com quem nos é querido, a alegria partilhada à volta de uma mesa farta. Além disso, eu quero levar todas as experiencias que puder, de todas as mesas onde já me sentei e onde ainda me vou sentar, por esse mundo a fora.
Provar comidas diferentes, não só nos aguça o paladar, como nos abre a mente e desperta a nossa curiosidade face ao desconhecido.
Hoje escrevo sobre uma receita deliciosa, vegetariana e bastante saudável, que pode substituir completamente a carne; todos os que a comeram sentados à minha mesa, adoraram.
HAMBÚRGUERES DE LENTILHAS
- Ingredientes para 5 personas
· 250 gramas de lentilhas (cruas)
· 5 dentes de alho
· 1 cebola
· Um ramo de Salsa ou Coentros
· Sal, Pimenta & “primos” qb
Pôr as lentilhas de molho durante 4 horas, depois lavar bem e escorrer toda a água.
Com a ajuda da varinha-mágica triturar as lentilhas até ficarem em pasta.
Picar a cebola e os dentes de alho e juntar à pasta das lentilhas.
Temperar com sal, pimenta e as especiarias que mais gostarmos. Eu cozinho sempre com noz-moscada e cominhos e no final ponho um punhado de salsa ou coentros picadinhos.
Pôr uma frigideira com azeite ou óleo a aquecer a fogo médio e formar os hambúrgueres com as mãos. Se a textura não parecer ideal, ou seja, se ficarem desfeitos e não criarem forma, pode-se pôr um pouco de pão ralado ou também farinha de milho ou de mandioca, para que não tenha glúten.
Fritar os hambúrgueres dos dois lados e escorrer em papel de cozinha antes de servir.
Podem-se comer quentinhos, mas frios também são bons.
Em alternativa à forma de hambúrguer, pode-se fazer almôndegas ou croquetes com a mesma massa; e acompanhar com arroz, batatas ou salada.
Ficam saborosos e não precisam de nenhum molho especial, mas se formos mais gulosos, há vários molhos que se pode fazer: um belo guacamole, um molho de mostarda e mel ou um tzatziki, ficam sempre deliciosos com esta receita.. (escreverei outro dia sobre os molhos com que costumo acompanhar esta receita)!
Bom apetite!
Deliciosas!!!
GostarLiked by 1 person
São realmente bons!
GostarLiked by 1 person
Pois é filha, eu comi feitos por ti e gostei muito. Mil beijocas
Em 21 de março de 2016 12:52, Palavras na Barriga escreveu:
> Dani posted: “”El amor es tan importante como la comida. Pero no alimenta” > GGM Adoro esta frase! O amor conforta-nos, enche-nos alma e coração, dá-nos > novas perspectivas; mas não alimenta. Nem só de amor vive o Homem… já dizia > o povo, sábio como sempre. Cozi” >
GostarLiked by 1 person