Uma das coisas que mais gosto em Barcelona é que é difícil estar parado, a cidade move-se constantemente e reinventa-se, acontecem mil coisas ao mesmo tempo; festas, festivais, eventos, mercados, feiras, concertos, exposições, etc.
Há muitas possibilidades e também há oportunidades, há muita gente criativa e felizmente há também muita gente com iniciativa.
Tenho vários amigos que tiveram grandes ideias e as puseram em prática genialmente; umas funcionam melhor que outras, mas nesta cidade só não tenta quem não quer.
Todos temos capacidades e habilidades diferentes, talvez sozinhos possa ser mais complicado fazer algo, mas se nos juntamos, partilhamos ideias e pomos a mão na massa, podem sair coisas fantásticas.
A Opá – Associació Lusófona em Barcelona (sobre a qual escreverei num outro post),é um evidente exemplo de sucesso e está a organizar neste momento o Segundo Arraial Lusófono, no bairro do Born.
Uma festa que juntará diferentes países, unidos pela língua portuguesa e por uma vontade unânime de partilhar culturas e dar a provar o melhor de cada uma.
No dia 9 de Setembro, entre as 16h e a meia-noite haverá gastronomia, dança, música, artesanato e muito boa onda.
Este ano, pela primeira vez, haverá também uma participação angolana, da qual eu (muito contente) faço parte.
“Las Ingombotas”, assim se chama a dupla que formamos (eu e a minha irmã), para abraçar esta aventura de cozinhar comida de Angola no II Arraial Lusófono.
Vamos criar uma versão de algumas receitas tradicionais e adaptá-las ao formato “volante” do Arraial.
A gastronomia angolana é extremamente rica e saborosa, com ingredientes típicos, que nem sempre são fáceis de encontrar ou preparar. Mas dentro desta diversidade, tentaremos alcançar os paladares exóticos e apetitosos com que crescemos em nossa casa.
Cozinhar para muita gente não é uma novidade para nós e também não vai ser a primeira vez que cozinhamos para fora; mas representar o país onde nascemos tem a sua responsabilidade e confesso que nos enche de orgulho.
Convido-vos a todos a passar pelo II Arraial Lusófono, no próximo sábado 9 de Setembro e provar alguma das delícias que vamos fazer; dar um pezinho de dança e apoiar esta louvável iniciativa, de unir culturas e celebrar juntos.
Porque como dizia o saudoso Zeca, o que faz falta é animar a malta!!
- Quando: Sábado 9 de Setembro de 2017
- Onde: Carrer Sant Pere Més Baix, 70. 08003 Barcelona
- Horário: Das 16h à meia-noite
II ARRAIAL LUSÓFONO – Facebook
“Las Ingombotas”
Ingombota é um município da área metropolitana de Luanda, a palavra vem do Kimbundo, uma das línguas de Angola e quer dizer: lugar onde abundam quiabos; um dos vegetais mais usados na culinária angolana.