1-O Referendo na Catalunha

Estive até agora a pensar se devia escrever sobre o que se está a passar nesta terra que escolhi para viver…

Escrever sobre este tema deixa-me um pouco desconfortável, porque apesar de ter uma opinião formada, reconheço que o tema tem diversas matizes e que não há uma verdade absoluta. Não me apetece assumir posturas radicais, mas sinto que ao não definir uma posição, vou contra a conduta politizada e social que defendo. Por isso aqui vai, sem especular muito, sem referencias a dados históricos, (que todos podemos encontrar facilmente na internet); escrevo a minha opinião correndo o risco de ferir suscetibilidades, mas com toda a sinceridade e de coração aberto.

Para mim não faz sentido uma Catalunha independente, para mim as fronteiras não têm sentido. Somos todos iguais; o mundo é de todos e porque está tudo mal dividido, devemos cada vez mais, partilhar para chegar a um equilíbrio justo.

Num mundo cada vez mais globalizado, e apesar de todo o conteúdo histórico que os impulsiona a querer ser independentes; a Catalunha devia pensar no bem comum de um país que também ajudou a construir.

Mas parece-me que a maioria dos separatismos europeus nunca pensam no bem comum, normalmente as regiões mais ricas dos países ou com alguma perspetiva de riqueza, são as que não querem dividir o que têm; refiro-me especificamente à Flandres, à Escócia, ou até mesmo ao norte de Itália.

Parece-me inaceitável que se use um conceito de identidade nacional para camuflar um egoísmo económico, ainda que saiba que as aspirações independentistas catalãs se nutrem de diversas causas, das quais o fator económico é apenas uma delas.

Mas um país é inevitavelmente dividido em várias regiões, que por motivos históricos, geográficos, meteorológicos e muitos outros; se distinguem por serem diferentes. É a união dessas diferenças que evidencia a particularidade de cada país.

Por outro lado, compreendo e solidarizo-me com algumas das razões, que levam o povo catalão a não querer fazer parte de Espanha; principalmente com a defesa de um estado de direito, republicano e laico.

Depois de 10 anos a viver aqui, e mesmo apontando muitas vezes o dedo a alguns traços mais criticáveis, marcados na sociedade catalã; reconheço que são um povo capaz de viver numa pluralidade ideológica, cultural e linguística; fomentando uma sociedade equilibrada, solidária e hospitaleira.

Na verdade, acredito que a independência será inevitável. Talvez não agora, mas em algum momento; porque é impossível obrigar alguém a estar onde não quer estar e quando um povo se une, não há nada que o vença.

E é exatamente o que se está a passar agora. Independentistas ou não, os catalães estão unidos contra uma repressão política, contra uma falta de democracia, uma falta de respeito, de civismo e de decência.

O atual governo de Espanha é um flagrante saco sem fundo de histórias de corrupção e decisões mal tomadas, que historicamente se alimenta de um parasitismo fiscal agarrado aos impostos catalães. É necessário fazer reformas drásticas e dialogar para chegar a um acordo com a Catalunha, mas parece-lhes mais fácil apostar numa campanha opressora.

Se este referendo não é legal; é, na minha opinião, totalmente legitimo; a partir do momento em que grande parte da população se manifesta nesse sentido. Os catalães, como qualquer outro povo, têm o direito de decidir o seu futuro, têm o direito de votar e de se expressar livre e democraticamente.

E se no final das contas, ganhar o sim à independência… todos teremos conclusões a tirar, todos teremos decisões a tomar, mas todos teremos também a certeza que foi um resultado democrático e justo.

Partilho esta PETIÇÃO de apoio da parte da Comunidade Portuguesa na Catalunha ao Referendo 1-O; porque sou a favor da liberdade de expressão, do direito ao voto e da liberdade de escolha.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s