Pataniscas vegetarianas

É verdade que para cozinhar é preciso ter jeito, é preciso gostar; mas também é preciso ter imaginação e além de experimentar, ter a capacidade de improvisar. Isto aprendi com a minha mãe: “quem não tem cão, caça com gato”, aplica-se também na cozinha.

Adoro cozinhar, mas nem sempre me sai tudo naturalmente, ando muitas vezes às voltas no Pinterest, procuro ideias nos meus livros de receitas, tomo sempre nota das dicas de amigos e principalmente tenho muito presente tudo o que sempre vi fazer em casa dos meus pais, porque eles sim, têm um invejável repertório culinário.

Hoje partilho estas panquecas de cenoura e courgette, que é não só um aproveitamento dos ingredientes que tinha no frigorifico, mas principalmente uma forma alternativa de  fazer pataniscas.

 

Ingredientes

  • 2 Courgettes
  • 2 Cenouras
  • 2 chávenas de flocos de aveia
  • 2 ovos
  • alho picadinho
  • sal, pimenta e cominhos
  • azeite para pincelar a frigideira
img_1103

 

Depois de lavar, descasquei totalmente as cenouras, deixei alguma parte da casca da courgette, e ralei ambas com a grossura máxima do ralador. Como são legumes com muita água, pode ser que seja preciso escorrer um pouco depois de as ralar.

img_1104

 

Juntei também na taça os flocos de aveia e mexi bem até estarem completamente envolvidos.

img_1105

Adicionei os dois ovos batidos com o sal, a pimenta e os cominhos.

img_1110

 

Pincelei a frigideira com azeite e com as mãos moldei a mistura com formato de panqueca. Esperei até estarem douradas dos dois lados e …

img_1106

 

 

…este foi o resultado final!! Deliciosas!

img_1108img_1109

Dicas a ter em conta…

  • Eu sou muito fã de aveia, mas há dezenas de alternativas; farinha de milho, de espelta, de mandioca, pão ralado, etc.

 

  • Se abrimos o frigorifico e em vez de cenoura e courgette, temos beterraba  e espinafres, ou qualquer outro legume, também funciona perfeitamente.

 

  • Estas “pataniscas” não ficam iguais às de bacalhau: porque não são fritas em óleo, porque as claras não são batidas em castelo, porque não usam a água com farinha para fazer um polme… mas o resultado é igualmente apetitoso.

 

  • Para quem não come ovos, pode usar o gel que resulta da imersão das sementes de chia em água, para que a massa ligue. Ou qualquer outra alternativa vegana, como por exemplo a água da cozedura das leguminosas.

 

  • Pode-se fazer exatamente igual, mas em vez de cozinhar na frigideira, pôr todas no forno. Também se pode fazer numa única forma grande e ficar tipo quiche, ou ainda em forminhas pequeninas para queques. Para festas, piqueniques, levar para a praia ou para o lanche no trabalho,  é do melhor!

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s