Dar um Workshop de Cozinha Portuguesa – ‘Check’ ✔️

Lisboa é a cidade convidada nas festas da Mercè de 2018. Isto quer dizer que quem estiver entre os dias 21 e 24 de Setembro em Barcelona, poderá assistir a vários eventos, concertos, espetáculos, workshops e exposições de origem lusófona. A ideia é apresentar o panorama artístico da capital portuguesa, partilhar valores, experiências culturais, e unir os laços criativos entre as duas cidades.

Para mim, esta iniciativa é simplesmente maravilhosa, pois não pode haver nada melhor do que juntar as minhas duas cidades preferidas do mundo inteiro. A que me viu crescer e que guarda até hoje metade do meu coração, das minhas raízes, a minha família, amigos e histórias de infância; e a que me recebeu de braços abertos, quando há quase 11 anos vim em busca de aventuras, pronta para viver a vida ao máximo.

Uma das muitas características interessantes que definem Barcelona é que cada bairro da cidade tem um Centro Cívico, um centro onde todos os habitantes da cidade são bem-vindos, onde se oferece muitíssimas atividades, aulas de línguas, artes, desporto e mil coisas mais.

Estes centros são públicos, dependem da Camara Municipal e têm uma afluência gigantesca. Toda a gente aproveita as ofertas, algumas gratuitas e todas as outras a um preço irrisório.

No contexto da preparação da grande festa que é a Mercè, a OPÁ (Associação Lusófona em Barcelona) pôs-me em contacto com um dos muitos Centros Cívicos aqui do burgo e possibilitou a construção de uma amistosa e criativa relação.

E assim, depois de uma longa e atribulada troca de emails, o Centro Cívico El Sortidor em Poble Sec, convidou-nos (a mim e à minha irmã) para dar um WORKSHOP DE COZINHA PORTUGUESA , a quem quiser aprender a confecionar as iguarias do país vizinho.

img_3993-3

Uma das qualidades que eu e a mana herdámos da nossa mãe, foi uma forte habilidade culinária; ambas com especialidades diferentes mas que se completam muito bem na hora de trabalhar. Temos uma considerável lista de eventos juntas, alguns com a própria OPÁ, em festas e eventos culturais, uns quantos serviços de catering para empresas, bares e festas particulares.

As duas temos outra profissão, várias atividades no dia-a-dia, hobbies e projetos paralelos; mas sempre que temos oportunidade trabalhamos juntas.

A ideia inicial era dar o workshop durante as festas da Mercè ou logo a seguir, mas por motivos de agenda tivemos que adiar até Novembro. De qualquer forma a data está marcada – 23/11/2018 – e as inscrições foram recentemente abertas. Por isso, divulgo mais esta aventura onde nos metemos agora e confesso que estou muito entusiasmada com esta oportunidade. Agradecemos à OPÁ esta mão amiga que sempre nos estende, e agradecemos ao Centro Cívico o convite para viver a experiência de ensinar a cozinhar.

Agora que conheço um bocadinho mais sobre como funcionam os centros cívicos, compreendo porque continuo a gostar tanto de viver aqui, porque me continuo a sentir tão bem nesta sociedade multicultural; e apesar de saber que a Catalunha está politicamente instável e ideologicamente fraturada, Barcelona continua a ser uma cidade excecional.

WORKSHOP INFO

2 opiniões sobre “Dar um Workshop de Cozinha Portuguesa – ‘Check’ ✔️

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s