Sabem aqueles momentos em que queremos enganar a fome, em que uma maçã não nos sacia, tentamos evitar o pão e sabemos que um doce não é a melhor opção?
Pois nessas alturas, os cereais e os frutos secos são os nossos melhores amigos, sejam misturados com o iogurte, em formato snack ou diretamente do pacote. No entanto, desde que comecei a fazer barritas, encontrei o meu formato preferido para comer esta rica e nutritiva combinação.
Há mais de um ano que vou experimentando receitas de barras de cereais, sempre em busca daquelas que enquadrem perfeitamente nas minhas necessidades, que sejam simples de fazer e que aguentem, pelo menos uma semana inteira, com a mesma textura e sabor do primeiro dia.
Neste POST partilhei estas barritas com morangos, que também são bem boas, mas que não aguentam mais do que 2 ou 3 dias. Depois destas cozinhei mais algumas, até que descobri as que vos mostro hoje.
Esta é uma adaptação da receita de uma amiga; troquei alguns ingredientes e pus um toque pessoal na elaboração das barritas; mas a base mantêm-se: são as melhores barras de cereais que já fiz, e por isso partilho aqui no blog.
Ingredientes para 10 BARRITAS de +/- 40G cada uma
Aveia – 100G
Coco ralado – 20G
Óleo de coco – 4 colheres de sopa
Sementes de Girassol – 20G
Chia – 25G
Mel – 4 colheres de sopa
Cacau puro – 10G
Tâmaras – 175G
Misturamos bem numa taça todos os ingredientes, com exceção das tâmaras, depois espalhamos num tabuleiro forrado com papel vegetal; e durante aproximadamente 10 minutos deixamos torrar no forno já pré aquecido a 180 graus, e vamos mexendo de vez em quando.
Em seguida, enquanto deixamos arrefecer o que tirámos do forno, cortamos as tâmaras finamente, de forma a que quando as envolvamos na granola, depois de completamente fria, se crie uma massa homogénea que não se desintegre.
Forramos novamente um recipiente com papel vegetal, espalhamos o preparado totalmente comprimido e salpicamos com coco ralado. Levamos ao congelador cerca de uma hora, e depois é só cortar em formato de barra e envolver individualmente em papel vegetal.
Duram mais de uma semana no frigorífico, sempre com o mesmo sabor. São perfeitas para levar para o trabalho, para comer antes de fazer desporto ou simplesmente para alimentar aquele buraquinho no estômago, entre as refeições.