É quase Primavera e as frutarias enchem-se finalmente de morangos! Como há um sem fim de receitas que costumamos fazer com esta fruta, compramos sempre grandes quantidades nesta altura, congelamos e vamos usando nos seguintes meses.
Ultimamente não me tenho dedicado especialmente à cozinha; porque uma mudança de casa requer um período de adaptação, e na verdade ainda estamos a organizar a nossa dinâmica. Além disso, estou numa fase louca, com muitíssimo trabalho e pouco tempo livre; mas a chegada de dias mais longos e menos cinzentos voltam a dar-me energia.
Aproveitei este último fim-de-semana sozinha em casa, em que o H. foi para o Porto com os amigos; e entre várias outras coisas, meti-me na cozinha. E porque há vários meses que não partilho uma receita, este post é mais que devido.
Esta receita de barras de aveia com morangos, é muito fácil de fazer e fica sempre deliciosa. Nós comemos como snack ou até como pequeno-almoço se temos pouco tempo.
A receita original é com manteiga, mas como não tinha em casa usei óleo de coco e funcionou perfeitamente, além de que o coco deu aquele saudoso gostinho tropical.
Ingredientes
1 Taça grande de flocos de aveia finos
1/4 de taça de farinha (uma qualquer)
Meia taça de açúcar moreno
1 pitada de Sal
1 pedaço pequeno de gengibre ralado
4 Colheres de sopa de óleo de coco
300g de morangos cortados
Sumo de meio limão
1 colher de sopa de Maizena (opcional)
Liguei o forno a 200º e forrei um tabuleiro pequeno com papel vegetal.
Numa taça juntei os flocos de aveia, a farinha, o açúcar, o sal, o gengibre e o óleo derretido. Misturei tudo até ficar com uma consistência húmida e dourada. Como se fosse a bolacha maria misturada com manteiga, quando fazemos a base de uma tarte.
Separei duas generosas colheres de sopa desta mistura e o resto estendi no tabuleiro até ficar com uma camada de 1,5cm de espessura. Cobri com bastantes morangos cortados e reguei com sumo de limão.
A quantidade que tinha ficado separada espalhei por cima dos morangos e para acabar polvilhei um bocadinho de Maizena, que normalmente se costuma integrar com o sumo dos morangos cozidos, mas que nem sempre funciona; por isso se quiserem retirar este passo, não faz diferença no produto final.
Depois de 40 minutos no forno, retirei e deixei arrefecer totalmente.
Só devemos cortar as barras, quando estão completamente frias… e a única coisa que vos posso assegurar, é que são de comer e chorar por mais!
One thought on “Barras de Aveia & Morangos”