Barras de Aveia & Morangos

É quase Primavera e as frutarias enchem-se finalmente de morangos!  Como há um sem fim de receitas que costumamos fazer com esta fruta, compramos sempre grandes quantidades nesta altura, congelamos e vamos usando nos seguintes meses.

Ultimamente não me tenho dedicado especialmente à cozinha; porque uma mudança de casa requer um período de adaptação, e na verdade ainda estamos a organizar a nossa dinâmica. Além disso, estou numa fase louca, com muitíssimo trabalho e pouco tempo livre; mas a chegada de dias mais longos e menos cinzentos voltam a dar-me energia.

 Aproveitei este último fim-de-semana sozinha em casa, em que o H. foi para o Porto com os amigos; e entre várias outras coisas, meti-me na cozinha. E porque há vários meses que não partilho uma receita, este post é mais que devido.

Esta receita de barras de aveia com morangos, é muito fácil de fazer e fica sempre deliciosa. Nós comemos como snack ou até como pequeno-almoço se temos pouco tempo.

A receita original é com manteiga, mas como não tinha em casa usei óleo de coco e funcionou perfeitamente, além de que o coco deu aquele saudoso gostinho tropical.

Ingredientes

1 Taça grande de flocos de aveia finos

1/4 de taça de farinha (uma qualquer)

Meia taça de açúcar moreno

1 pitada de Sal

1 pedaço pequeno de gengibre ralado

4 Colheres de sopa de óleo de coco

300g de morangos cortados

Sumo de meio limão

1 colher de sopa de Maizena (opcional)

IMG_4362

Liguei o forno a 200º e forrei um tabuleiro pequeno com papel vegetal.

IMG_4363

Numa taça juntei os flocos de aveia, a farinha, o açúcar, o sal, o gengibre e o óleo derretido. Misturei tudo até ficar com uma consistência húmida e dourada. Como se fosse a bolacha maria misturada com manteiga, quando fazemos a base de uma tarte.

IMG_4364IMG_4365IMG_4367IMG_4369IMG_4371

Separei duas generosas colheres de sopa desta mistura e o resto estendi no tabuleiro até ficar com uma camada de 1,5cm de espessura. Cobri com bastantes morangos cortados e reguei com sumo de limão.

A quantidade que tinha ficado separada espalhei por cima dos morangos e para acabar polvilhei um bocadinho de Maizena, que normalmente se costuma integrar com o sumo dos morangos cozidos, mas que nem sempre funciona; por isso se quiserem retirar este passo, não faz diferença no produto final.

IMG_4372IMG_4373IMG_4376IMG_4377

Depois de 40 minutos no forno, retirei e deixei arrefecer totalmente.

Só devemos cortar as barras, quando estão completamente frias… e a única coisa que vos posso assegurar, é que são de comer e chorar por mais!

IMG_4381

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s