Cosmética Natural

A cosmética natural é algo que acompanha a minha vida há muitíssimos anos, desde que a minha avó fazia máscaras faciais de argila em casa; que a ajudaram a manter até aos seus últimos dias, uma pele enrugada pela idade, mas com a elasticidade e frescor da alma que levava dentro.
Acredito que a cosmética sozinha não faz nada, e penso que o mais importante é sem dúvida uma alimentação saudável e variada, com pouca carne, vegetais coloridos e muita fruta. Além de fazer exercício, beber muita água e evitar os excessos.

Aprendi com os meus avós que o segredo da longevidade e saúde é uma boa atitude para com a vida, positiva e destemida; ser correto, generoso e ver a felicidade nas pequenas coisas do dia-a-dia. Ambicionar ser melhor ser humano e estabelecer relações verdadeiras com os que nos rodeiam.
Como tudo na vida, também isto é um processo e noto que aos meus 35 anos despertou-se-me uma necessidade de me cuidar, e de me sentir melhor comigo própria. Serão as rugas a aparecer à volta dos olhos, ou as ressacas que duram mais que um dia; mas a verdade é que a idade avança e como diz o anuncio; se eu não cuidar de mim, quem cuidará (?)…
Há já alguns anos que uma das minhas melhores amigas começou a usar não só a cosmética natural, como também apenas produtos não testados em animais e de origem biológica com certificado ECO e amigos da natureza. Aos poucos apresentou-me novos produtos, novas marcas e uma nova forma de vida.

Alguns produtos da cosmética natural podem ser ligeiramente mais caros que os da cosmética industrial, mas nem todos. De qualquer forma, estes produtos duram bastante tempo e contribuem para preservar a nossa saúde, já que são feitos com ingredientes naturais que são melhor assimilados e não transmitem substâncias nocivas à nossa pele; uma das principais vias de entrada de qualquer substancia no nosso organismo.

Um dos motivos que me fez começar a usar este tipo de produtos, foi obviamente a saúde e as consequências da ausência de cuidado; como alergias mais frequentes, intolerâncias, transtornos hormonais, etc.

Há estudos que dizem que o uso de parabenos é similar ao uso de estrogénios e que pode favorecer o crescimento de tumores no nosso organismo. Ou também o uso do óleo mineral, que deriva do petróleo, e está em quase todos os cosméticos e produtos higiénicos; que tapa os nossos poros e bloqueia a respiração das células, tendo como consequência o acne e outros tipos de irritações cutâneas.

É impressionante que quando se começa a tomar consciência e a investigar um pouco mais, se descobre e percebe que usamos no nosso próprio corpo produtos que pensamos que são bons e até caros, de marcas reconhecidas, mas que estão cheios de químicos extremamente nocivos para a nossa saúde.
O uso da cosmética natural é sem dúvida uma questão de saúde, mas também consiste no respeito pelo meio ambiente, no consumo responsável, na defesa da ecologia e em incentivar mercados mais solidários e justos.

*Podem ver neste link, uma lista dos químicos mais habituais nos produtos de cosmética e assim tentar evitar comprar produtos que os tenham: Cocunat 

*Dedico este post ao meu avô Afonso, que hoje faria 108 anos, e foi um exemplo de ser humano, sempre consciente e solidário. 



Anúncios

4 thoughts on “Cosmética Natural

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s