25 de Abril SEMPRE!!

Numa visita relâmpago de aproximadamente 48h fui a Lisboa e voltei, cheia de saudades e muitas ganas de estar com os meus. Nem matei todas as saudades, nem consegui estar com todos, mas aqueci um bocadinho o coração e senti aquela energia vibrante da aproximação do 25 de Abril. 

Hoje é o dia, aquele que todos os anos me emociona e me enche a alma de esperança. 

Lisboa estava ao rubro, cheia de gente, muitos turistas, muita vida, muito tudo. Fim-de-semana prolongado, mas a cidade a barrotes; manifestações nas ruas, exposições, projeções e eventos sobre o nosso dia: – Este, no qual há 42 anos, nos tornámos livres da ditadura, numa revolução de pacíficos cravos vermelhos, cheia de valores bem-intencionados. 

Acredito que o caminho é sempre para a frente, mas que devemos aprender do passado sem nunca esquecer de onde viemos e o que nos trouxe até aqui. 

Diz-se que o povo português é nostálgico por natureza, entristecido pelo fado dos que viram os seus partirem além-mar, há muitos séculos atrás. 

É um bocadinho verdade e por isso não posso deixar de comentar esta nova moda que há um par de anos invadiu Portugal e que de alguma forma, nos remete para esse passado muito agreste, mas cheio de poesia e beleza. 

Os produtos tradicionais portugueses invadiram as montras, supermercados e também as nossas vidas. Abriram-se lojas só de produtos antigos, objetos originais, e reedições de antiguidades, que faziam parte da infância dos nossos pais e do quotidiano dos nossos avós. 

Produtos que estavam esquecidos, que tinham sido ultrapassados pela modernidade das grandes marcas, e que a publicidade e a lembrança tinham deixado para trás. 

A constante transformação das sociedades e das camadas mais jovens, faz com que se reinventem conceitos que um dia se consideraram desatualizados, mas que aos poucos se percebe que também têm um espaço nos dias que correm. 

O 25 de Abril é um bocadinho assim, foi há 42 anos e muitos de nós não eramos nascidos, muitos dos que o fizeram já não estão entre nós; mas nunca passa de moda e terá sempre um lugar de destaque nas nossas vidas. 
Ainda que alguns não lhe tenham dado a relevância merecida; ainda que em algum momento a imaturidade, o capitalismo ou o ressentimento, tenham impedido que se percebesse o verdadeiro papel deste dia; os valores que hoje celebramos, são os pilares da sociedade portuguesa. 
Que nunca esqueçamos de onde viemos e para onde queremos ir, e que levemos sempre connosco os valores antigos que sustêm a atualidade. Que nunca nos falte liberdade para decidir o nosso futuro, em Portugal e em todo o mundo. 
25 de Abril Sempre!!

Anúncios

One thought on “25 de Abril SEMPRE!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s