Temporada de Cogumelos

Nestes 10 anos a viver em Barcelona, houve vários alimentos e tradições gastronómicas que entraram na minha vida.

Descobri que adoro alcachofras, e que ir a uma calçotada uma vez por ano é algo imprescindível (já escrevi um post sobre o TEMA); ou que o pão com tomate, alho e azeite é a combinação perfeita, e que fazer churrascadas é uma arte; tornei-me especialista em guacamole e em alioli e aprendi que quando chega o Outono, temos um mundo de fungos para explorar.

E como acaba de começar a época, esta semana o post é dedicado ao que por aqui chamam de setas, champiñones, bolets, hongos, etc.

Neste momento todos os mercados da cidade têm vários postos com cestas de cogumelos, um mais exótico e gostoso do que o outro.

Para mim os cogumelos fazem parte do universo do fantástico, acho-os um dos alimentos mais bonitos e curiosos que há; uma daquelas obras da natureza que surgem em condições adversas e podem transportar-nos a lugares maravilhosos. E não falo de cogumelos mágicos, mas sim daqueles que aguçam o nosso paladar e que quando bem cozinhados e acompanhados com um bom vinho, transformam qualquer simples jantar num manjar.

Apesar dos cogumelos não serem plantas, e sim fungos, têm também uma parte vegetativa que está debaixo da terra, por isso quando se apanham é importante não serem arrancados, mas sim cortados. Têm uma grande importância ecológica, porque convertem matéria inorgânica em orgânica; por isso crescem nas imediações de matéria em decomposição, como os excrementos de animais ou na base das árvores, para que possam realizar a simbiose.

Há sempre alguma possibilidade de que os cogumelos não sejam comestíveis e sim venenosos, por isso há que ter cuidado; só comprar em lugares reconhecidos e na época deles.

Este fim-de-semana fomos ao mercado de Ninot, um exemplar fantástico dos mercados aqui no país vizinho; limpo, organizado, diverso e com uma vida fascinante. Foi construído em 1892, sofreu duas remodelações e é o mercado mais importante do antigo bairro do Eixample Esquerdo.

Aqui na Catalunha muitos mercados têm não só as bancas que vendem produtos, mas também pequenos postos para comer; por isso as pessoas têm por hábito, quando vão às compras, parar para picar umas tapas, comer um bocadillo de qualquer coisa e beber umas cañas para começar bem o fim-de-semana.

Desta vez, nós fomos apenas comprar cogumelos!

Hoje partilho uma receita bastante simples, porque na verdade o segredo está todo no ingrediente principal.
Os especialistas dizem que não se devem lavar, e sim, limpar. Eu lamento, mas os nossos cogumelos passaram por água e vinagre; que isso de comer sem lavar, não é para mim.

Depois limpámo-los com papel de cozinha, e aparámos as extremidades de alguns, como nos tinham ensinado no mercado.

Numa frigideira com alho picadinho e um fio generoso de azeite, salteámos os diferentes cogumelos; deixámos que começassem a libertar toda a agua (e libertaram bastante), juntámos uma pitada de sal, cominhos, pimenta e com o lume alto juntámos um cálice de vinho branco.

Para finalizar envolvemos um punhado de coentros cortados e estava pronto para comer.

Delicioso!!!🍄

7 thoughts on “Temporada de Cogumelos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s