Com o primeiro aniversário do Tom chegou finalmente a fase de comer ‘quase tudo’ o que nós comemos, por isso o tema alimentação tornou-se um pouco mais simples. De qualquer forma continuamos a pensar no que lhe queremos dar, continuamos a equilibrar combinações e a gerir nutrientes, para ser o mais saudável possível sem ser aborrecido ou repetitivo.
Com as refeições principais não há grande problema, ele é de boa boca e gosta de tudo. Mas damos voltas à cabeça para inventar lanches ricos e nutritivos.
O Tom ainda não come açucar, muito pouco sal e zero alimentos processados. Não come bolachas de pacote e não adora iogurtes.
Normalmente os lanches e merendas têm sempre como base um biberão de leite e depois damos uma daquelas coisinhas que sabemos que ele adora: abacate, tomate cherry, pêra cozida, queijo ou pão. (tem a costela alentejana bem marcada, quer comer pão a toda a hora e é a única palavra que diz, além de mamã e papá).
Mas se temos tempo fazemos algo mais elaborado, como panquecas de batata doce, bolachas de aveia e maçã ou bolos.
Hoje partilho a receita de um bolo, o famoso ‘Banana Bread’, que se popularizou nos EUA quando apareceu a levedura química. Na verdade esta é a minha versão de Pão de Banana, meio inventada porque improvisei com o que tinha em casa, depois de ler várias receitas on-line.
Esta receita é tão simples e fácil e pode-se adaptar a vários tipos de farinha, substituir ingredientes, pôr frutos secos, pepitas de chocolate, etc; e apesar de não levar nada de açucar ou adoçante, faz as delícias de qualquer guloso.
Fiz à minha maneira, o mais saudável possivel para o Tom comer e saiu super bem! Experimentem!
‘Banana Bread’ com coco ralado
– As babanas super maduras que tinha em casa (2 para o bolo e 1 para decorar)
– 230gr de farinha (triturei os flocos de aveia que tinha em casa)
– 3 ovos inteiros (de galinhas felizes)
– coco ralado (1 chávena de chá bem cheia)
– 150ml de leite (vegetal ou animal)
– 50ml de azeite
– 1 colher de fermento tipo Royal
Bater tudo e pôr 40 minutos no forno pré-aquecido a 180°.
Simples, não é? 🙂
Tenho que experimentar!! Eu faço muitas vezes panquecas de aveia para o Pedrocas. 1 banana, 2 ovos, 2 colheres de sopa de flocos de aveia e canela qb. tritura-se e “panqueca-se”. Num instante está pronto e ele adora comer e desfazer com as mãos. 🙂
GostarLiked by 1 person
As panquecas são a salvação de muitos lanches.
GostarGostar