Calendário do Advento

Hoje é o primeiro dia do Advento, o primeiro dia das quatro semanas antes do natal, em que já estamos em contagem decrescente para a grande festa da família.

Conta a história que o Calendário do Advento nasceu no século XIX com os luteranos alemães, que faziam a contagem regressiva desde o dia 1 até ao dia 24 de Dezembro, com riscos de giz nas portas e uma nova vela acesa todos os dias.

E não será por acaso, que a primeira vez que tive contacto com um destes calendários foi em 2004 quando durante o Erasmus em Inglaterra, dividi casa com três alemães e um austríaco.

Desde essa altura que acho engraçado o conceito de todos os dias serem celebrados, de durante 24 dias haver uma pequena surpresa, um detalhe, algo que reúne a família e a faz estar junta a celebrar aquele momento.

Com muita pena minha, e uma vez que 2020 está a ser o ano mais estranho de sempre, este natal não será diferente. Nós ficaremos em Barcelona e os meus pais em Lisboa, este ano o natal será por zoom.

Como já disse várias vezes, sou ateia e o natal é apenas a desculpa perfeita para me juntar com os meus, à volta da mesa e celebrar a sorte que temos em estarmos juntos. No entanto, ainda que não seja religiosa, sou a favor das tradições.

Acho muito bonito fazermos sempre aquela receita naquela data, ou sabermos que dia 26 de Dezembro é o “dia dos amigos” em casa dos meus pais. Faça chuva ou faça sol, dia 26 lá estarão as mesmas pessoas de sempre, os amigos de toda a vida.

Por isso, resolvi fazer um calendário do advento para o Tom e também para nós.

Porque este ano não teremos um natal em família, porque este ano não haverá dia dos amigos em casa dos meus pais, porque este ano precisamos de uma força extra, de um abraço mais forte, de uma motivação que dê mais alegria a este Dezembro tão invulgar.

Normalmente os calendários do advento trazem uma prenda para cada dia, mas eu resolvi fazer de outra forma. Inspirada pela Filipa do LivingSlower, acho muito mais engraçado além dos ‘regalitos’, ter todos os dias uma atividade diferente.

É a melhor forma de aproveitar este mês, em que não estaremos perto das nossas famílias, mas vamos transformar os nossos dias numa festa, evitando a rotina e aquecendo um bocadinho o coração.

Mesmo que o Tom ainda não perceba bem o conceito, acredito que além de estarmos a criar uma bonita tradição com o nosso filho, vamos aproveitar para praticar várias coisas com ele.

A ideia é que todos os dias quando chegue da creche, ele vá ao calendário do advento ver qual a proposta do dia. Assim como o ensinámos a tirar o casaco e os sapatos e a pôr num determinado sítio, adaptado à sua estatura, sempre que chega a casa. Também agora, virar o papelinho do calendário e descobrir o que faremos de especial nesse dia, fará parte da sua rotina durante o mês de Dezembro.

Teremos um mês cheio, desde longos banhos com bonecos, passeios de bicicleta, tardes de panquecas, baloiços no parque, desenhos animados na TV, histórias contadas pelo papá ou pela mamã e novos animais para a coleção. O importante é aproveitar cada momento juntos e fazer com que o último mês deste ano tão difícil, seja uma inspiração para o novo ano que aí vem.

One thought on “Calendário do Advento

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s