Macramé is back!

Como já disse várias vezes, isto das manualidades e decoração é algo genético e contra o qual não é possível lutar. Nem quero! 😉 

A minha mãe sempre foi e continua a ser assim; quando não tem nada para fazer, inventa! E tudo lhe sai perfeito e super original. Desde pequenas que sempre fizemos coisas juntas, ou para nós próprias ou para dar de prenda à família e amigos, nos natais e aniversários. 

Crescemos com 2 livros na mão, eram as “bíblias da bricolage” lá de casa.   

Estes livros foram comprados em Lisboa em 1973 pela minha querida tia Regina, e enviados para Angola, para que a minha mãe encontrasse inspiração e ideias para os trabalhos manuais que fazia com os alunos. Naquela altura a minha mãe era professora primária em Luanda. 

Ambos estão assinados e dedicados à minha irmã, porque em 1981 quando deixámos Angola e nos mudámos para Portugal, não era permitido sair do país com nenhum artigo novo, que pudesse servir para comercializar. 

São livros de criações manuais educativas, um deles é inteiramente dedicado ao papel, e o outro a trabalhos com tela, corda e ráfia. Estão em francês, mas isso nunca foi impedimento para que fizéssemos e voltássemos a fazer as suas mil e uma ideias. 

Como continuo a trabalhar na decoração da minha casa, (forever WIP), este fim de semana foi tempo de organizar, limpar e transplantar as plantas de interior. Inspirada pela moda do macramé e com todas as ideias destes livros sempre na memória, resolvi fazer um suporte para plantas. 

Andei a ver numas lojas aqui no centro de Barcelona e os mais baratos custavam entre 9-16€, pareceu-me bastante para algo que posso fazer eu mesma. 

Comprei sisal porque queria um suporte com um tom natural e neutro (por 1 rolo de 2 kg paguei 6€ e seguramente dar-me-á para fazer vários suportes). Mas pode-se fazer com qualquer outro material: rafia, trapilho, lã, corda, etc. 

Há vários tutoriais na internet que ensinam a fazer macramé, uns mais elaborados e outros bastante simples; por isso quem quiser tentar basta procurar, comprar o material e pôr mãos à obra. 

Eu optei inicialmente pelo modelo mais básico e no segundo já arrisquei um bocadinho mais. 

Aqui ficam as fotos!

     
  

    
    

 

One thought on “Macramé is back!

Deixe um comentário