Brunch na Cidade ou em Casa

Isto dos brunch, que já há alguns anos estão na moda, é na verdade uma tradição muito antiga; pelo menos em casa dos meus pais. Pequenos almoços tardios e bem compostos, com doces e salgados à mistura, sempre foi uma constante nos fins de semana lá de casa. 

A palavra Brunch vem da mistura de Breakfast com Lunch, ou seja, um pequeno almoço tardio ou um almoço bem cedinho. 
Conta a história que o conceito surgiu no final do século XIX em Inglaterra, no seio da classe média-alta; quando as famílias se juntavam ao domingo por volta das 11:30am /12pm à volta de um buffet, que combinava panquecas, torradas, ovos, vegetais no forno, e muitas outras possibilidades. 

Barcelona está cheia de sitios para se comer  brunch, uns melhores, outros nem tanto; cada um com a sua especialidade, mas praticamente todos têm os famosos Ovos Beneditos, que não são mais do que ovos escalfados em água, acompanhados de um molho de manteiga (molho holandês). 

Vamos muitas vezes à descoberta de sítios novos pelos vários bairros de Barcelona, mas como gosto tanto de cozinhar e além de mais económico, também é mais saudável, fazemos quase todos os fins de semana o brunch em casa. 

Para quem vem de visita a Barcelona indico agora três dos meus sítios preferidos na Cidade Condal e destaco o que me faz ir a cada um deles; e para quem cá vive e ainda não experimentou; aconselho vivamente. 

Brunch em Barcelona… 

· Trópico – Carrer del Marquès de Barberà, 24 (Bairro do Raval) – O sitio é agradável, com muita luz natural e os empregados simpáticos (algo que se agradece em Barcelona); aceitam reservas e pode-se pagar com tickets-restaurante. Aqui recomendo as arepas, o bolo de cenoura, e qualquer um dos seus sumos naturais; tudo delicioso! 

· Can Dendê – Carrer de la Ciutat de Granada, 44 (Bairro de Poble Nou) – O sítio é pequeno, mas tem esplanada. Não aceita reservas e está sempre cheio. Os empregados também são super simpáticos e a comida deliciosa. Aqui recomendo os bagels, as panquecas e a limonada cor-de-rosa. 

· Granja Petitbo – Passeig Sant Joan, 85 (Bairro Eixample Direito) – Um sítio com uma arquitetura industrial e uma decoração vintage, não muito grande e sempre cheio. Os empregados não são os mais simpáticos do mundo, mas a comida compensa. Aqui recomendo sem duvida os ovos beneditos. 

Não foi fácil fazer esta escolha e ainda não tenho a certeza se são realmente os meus três sitios preferidos, há muitos mais… mas para começar é uma boa eleição. 

Brunch em casa… 

Fazer ovos beneditos não é difícil, mas o molho holandês é proibitivo devido à quantidade de gordura que tem; por isso como alternativa proponho os tradicionais ovos mexidos. Para acompanhar uma salada verde, uns tomates cherry ou umas folhas de espinafres e rúcula. Se tivermos uns cogumelos no frigorifico, salteamo-los em alho e comemos com umas torradas barradas com abacate e queijo brie. Para beber, há uma infinidade de sumos e batidos naturais, como ESTE ou ESTE

E assim temos um brunch domingueiro em casa, que é muitas vezes melhor do que comer na rua!! 

Mostro-vos algumas fotos dos nossos brunchs caseiros e de outros deliciosos que fui provando por aí. E para quem, como eu, gosta de dedicar uma parte do seu tempo à cozinha, partilho algumas combinações que funcionam perfeitamente, caso queiram fazer em casa. 

Anúncios

2 thoughts on “Brunch na Cidade ou em Casa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s