Sumo de Beterraba com Maçã 

Acredito que além do nosso gosto pessoal e do que nos alegra o paladar, também há que ouvir o nosso corpo. O meu, desde sempre, me pediu mais vegetais e legumes do que me pediu carne.Tive a sorte de crescer numa família com boa mão para a cozinha, e em casa dos meus pais sempre houve uma grande diversidade culinária, abundância e criatividade; por isso habituei-me desde pequena a diferentes vegetais, que nos anos 80/90 não faziam parte dos menus das famílias portuguesas.

Lembro-me de comer lentilhas, quiabos, beterrabas e beringelas; quando ainda só havia 2 canais de televisão em Portugal. 

Mudar a forma como me alimento não foi realmente um problema, porque não tive que introduzir muitos alimentos que não consumia antes. Foi mais excluir os alimentos que não faziam falta, e adaptar os outros às refeições que ficaram com lacunas.

Uma das principais foi o pequeno-almoço, deixar de beber leite foi um passo doloroso, mas inevitável. Aconteceu em 2010 quando de repente o meu corpo começou a não tolerar a lactose. Depois de ler muito, percebi que não era apenas a lactose, mas sim tudo; um adulto já não precisa de beber leite e há muitos outros alimentos onde se pode ir buscar o cálcio: frutos secos, vegetais verdes, marisco, sardinhas em lata, etc.

Há já alguns anos que os pequenos almoços cá em casa são feitos com sumos naturais. Durante a semana fazemos o sumo à noite e guardamos no frigorifico, porque de manhã nem sempre há tempo. Ao fim de semana, caprichamos e com tempo, amor e dedicação, preparamos com cada ‘brunch’ de ficar com água na boca!! (mas sobre isso escrevo noutra altura)

Hoje deixo aqui a receita de um dos meus sumos preferidos, beterraba com maçã!

Ingredientes para 4 copos:

– 2 maçãs com casca

– 1 beterraba grande cozida

– 1 pedaço de gengibre sem pele

– Sumo e polpa de 1 limão

– 0,75 lt de água

Basicamente basta juntar todos os ingredientes no liquidificador e já está! Ah! E antes de beber misturamos uma colher de chá de linhaça dourada moída. Alimenta, é antioxidante e muito saboroso!

   
    
    
 

One thought on “Sumo de Beterraba com Maçã 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s