Antes de viver em Barcelona não comia gazpacho, nem pimentos, nem pepino… nem uma série de outros ingredientes que fazem parte da dieta de ‘nuestros hermanos’.
Aos poucos fui provando, o meu paladar foi-se alterando e agora simplesmente adoro todas estas coisas. Deixei de comer manteiga no pão, decididamente prefiro pão com azeite; assim como o ter tomate e alho numa sandes, parece-me agora um detalhe imprescindível. Enfim… Espanholizei bastante a minha alimentação, mas sempre tentando misturar o melhor dos dois países e mantendo-me fiel às minhas receitas saudáveis.
Hoje, depois de um dia de praia, cheguei a casa, abri o frigorifico e dei-me conta que tinhamos todos os ingredientes para fazer um gazpacho.
À falta de uns camarões cozidos, umas ameijoas, conquilhas ou caracóis (para quem gosta), o gazpacho pareceu-me a opção mais fresca e saudável para acabar este domingo.
Segui a receita original, mas com alguns ingredientes alternativos. Tinha tomates da horta de um amigo e pimentos da minha horta (bio+bio ñ há); o pão era de noz e a cebola era roxa, o que fez com que o gazpacho ficasse com um tom não tão avermelhado, mas mais parecido com ‘cor de burro quando foge’. Mas posso garantir que o sabor era delicioso!!
Gazpacho Original
1 quilo de tomates maduros
1 pimento verde
Meio pepino
1 cebola pequena
1 fatia de pão (cerca de 50 gramas)
1 dente de alho
3 colheres de sopa de azeite
3 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
1 pisca de sal
Bom apetite!!
Epá, pão com manteiga portuguesa é insuperável, mas venham os pimientos de padrón
GostarLiked by 1 person